O Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente em 7 de abril, é um momento para refletir sobre a adoção de hábitos saudáveis e os cuidados necessários para garantir a saúde e a qualidade de vida da população. A data também serve como um lembrete de que pequenas atitudes cotidianas podem ter um impacto significativo no bem-estar físico e mental. Nesse contexto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aproveita a ocasião para enfatizar que o cuidado com o corpo humano, uma verdadeira “máquina”, exige atenção constante e ações preventivas.
Manter um acompanhamento médico regular, praticar atividades físicas com frequência, adotar uma alimentação equilibrada e controlar doenças crônicas são práticas essenciais para evitar o surgimento ou o agravamento de problemas de saúde. “A prevenção é o melhor caminho para garantir uma vida saudável. As operadoras de planos de saúde desempenham um papel fundamental no cuidado integral de seus beneficiários. Por isso, a ANS tem incentivado essas operadoras a desenvolverem programas focados na promoção da saúde e da qualidade de vida”, destaca Carla de Figueiredo Soares, diretora-presidente interina da ANS.
Atualmente, a ANS registra 650 programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, beneficiando mais de 2,3 milhões de pessoas em diversas áreas, como saúde do adulto e do idoso, saúde da mulher, saúde infantil, saúde mental, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde bucal e cuidados com pessoas com deficiência física.
Vacinas salvam vidas
Um dos pilares dessa prevenção é a imunização. As vacinas desempenham um papel crucial no controle e erradicação de doenças causadas por vírus e bactérias. Graças aos programas de vacinação, doenças como a varíola e a poliomielite foram erradicadas do Brasil, garantindo uma saúde pública mais robusta.
Em Mato Grosso do Sul, o “Drive da Vacinação”, iniciado em 2 de abril, já aplicou 360 doses de vacina contra a Influenza em grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A campanha é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, com o apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, organiza a ação.
A adesão da população à vacinação é uma prova da sua importância como medida de proteção individual e coletiva contra a influenza, prevenindo complicações graves, especialmente entre os grupos de risco, como idosos, crianças e profissionais da educação.
O “Drive da Vacinação” permanecerá ativo até 17 de abril no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, em Campo Grande. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, em dois turnos: das 7h às 11h e das 13h às 17h, pelo horário local.