Em um momento crucial para o futuro do PSDB, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, alvo de investigação da Polícia Federal na Operação Panaceia, estará em Campo Grande na próxima quinta-feira (13).
Durante sua visita, ele se reunirá com o governador Eduardo Riedel e com o presidente regional do PSDB, o ex-governador Reinaldo Azambuja. A agenda ganha relevância por ocorrer logo após a vinda do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que esteve na cidade no último fim de semana. Kassab se encontrou com Riedel e Azambuja em uma reunião fechada, sem divulgação à imprensa.
Possíveis Obstáculos
O PSDB, atualmente enfraquecido no país e, relativamente forte em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Pernambuco, busca uma integração estratégica com o PSD, e a negociação já estaria bem encaminhada. No entanto, um obstáculo significativo surge com o desejo do governador gaúcho, Eduardo Leite, de garantir a candidatura à presidência em 2026, como condição para alinhar-se ao PSD. Outro ponto de resistência vem do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, figura próxima de Azambuja, que historicamente se opõe a qualquer fusão ou incorporação do PSDB com outro partido.
Dentro da bancada do PSDB em Mato Grosso do Sul, há um apoio quase unânime à fusão ou incorporação com o PSD. Os deputados federais, inclusive, se mostram favoráveis à aproximação. A deputada Lia Nogueira, por exemplo, manifestou dificuldades em se filiar ao PL, caso Riedel e Azambuja optem por cumprir um acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que resultou no apoio do ex-presidente à candidatura de Beto Pereira a prefeito de Campo Grande e de Marçal Filho, em Dourados.
“O caminho já está praticamente traçado em relação à fusão ou incorporação com o PSD”, afirmou o deputado federal Dagoberto Nogueira, um dos principais defensores dessa aliança. Para ele, o PSDB está em declínio, e as afinidades ideológicas entre PSDB e PSD são muito mais fortes do que as que existem com o PL. Nogueira acredita que a questão pode ser resolvida ainda no mês de março.