O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) se destacou, pelo terceiro ano consecutivo, como a instituição pública mais elogiada do Poder Executivo Federal. Em 2024, a Ouvidoria do hospital registrou e tratou um total de 3.551 manifestações, das quais 2.141 foram elogios, representando 60,29% do total. Os dados foram divulgados pelo painel Resolveu?, da Controladoria Geral da União (CGU).
Este é o quinto ano consecutivo em que o Humap-UFMS/Ebserh apresenta resultados notáveis no ranking nacional de elogios. A instituição ocupou a primeira posição em 2021, 2022 e 2024, e os segundos lugares em 2020 e 2023. O incentivo ao reconhecimento positivo, iniciado em 2017, consolidou-se ao longo dos anos e se intensificou especialmente no período pós-pandemia.
Em 2024, a busca ativa por elogios foi promovida nas enfermarias e ambulatórios por meio da Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU) e de três mutirões realizados no Hospital – dois no Ambulatório de Dermatologia e um de Cirurgias Eletivas. A PSU foi aplicada de janeiro a novembro, enquanto os mutirões ocorreram em datas específicas.
Os principais canais para o registro de elogios incluem: caixas de manifestação nas enfermarias, ambulatórios e recepções (694 registros – 32,41%), a PSU (658 elogios – 30,73%), a plataforma Fala.BR (579 registros – 27,04%), os mutirões de Dermatologia e Cirurgias Eletivas (202 registros – 9,43%), e o e-mail da Ouvidoria (oito elogios – 0,37%).
A ouvidora Karulina Borges Tonioli explicou que a Ouvidoria tem papel essencial como mediadora entre os usuários e a Administração Pública. “A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o usuário dos serviços públicos e a gestão. E muitas vezes, as pessoas não sabem que também podem registrar elogios pelos serviços prestados, o que é muito importante para nós”, afirmou.
Karulina também ressaltou o orgulho da instituição em figurar entre as mais elogiadas do Poder Executivo Federal. “Estar entre as mais elogiadas desde 2020 é motivo de grande satisfação, pois isso reflete a qualidade do nosso atendimento e os esforços de nossas equipes, que buscam sempre oferecer o melhor para os pacientes”, completou.
A ouvidora ainda atribui a quantidade de elogios ao trabalho proativo da equipe. “Esse número expressivo é fruto do esforço da nossa equipe, que busca ativamente o feedback dos usuários, muitos dos quais, por diversos motivos, não formalizam sua satisfação”, concluiu.